CLIQUE AQUI!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Quadrinhos no ensino da História - Coleção Redescobrindo o Brasil (Editora Brasiliense)


A chamada Arte Sequencial (como é definido o estilo História em Quadrinhos no quesito Arte), é muito valorizada lá fora, muito diferente do que ocorre no Brasil, onde tal gênero é sinônimo de produto destinado ao público infantil.

Histórias em Quadrinhos são uma ótima opção para abordar a História. Para citar apenas alguns exemplos:
Estamos falando de histórias em quadrinhos que retratam eventos históricos, por isso não falamos da Mafalda, cuja abordagem é uma intensa crítica social e política por parte de personagens que ainda são crianças.

É comprovada a eficácia do uso de Histórias em Quadrinhos na didática da disciplina de História (sendo redigidos muitos, não apenas pelo fato de que há maior interesse nesse tipo de Layout do que nos livros convencionais, mas pela liberdade que os autores tem para retratar Fatos Históricos.

Aqui no Brasil, a Editora Brasil-América - EBAL (fundada em 18 de Maio de 1945 por Adolfo Aizen) é considerada uma das pioneiras na produção/edição das primeiras Histórias em Quadrinhos dedicadas a temas históricos.

É interessante verificar que a referida editora trabalhava suas publicações com uma abordagem Positivista, já que as histórias eram criadas por Historiadores que valorizavam a prevalência do Herói documentados nos registros históricos.

Capa da Edição de "Da Colônia ao Império - Um Brasil para inglês ver..."
Com a Redemocratização, o mercado de quadrinhos (literatura em geral) ganhou mais liberdade para trabalhar certos assuntos e a temática Positivista, ora verificada, não se faz tão forte. Foi comentado acima a liberdade dos autores tem de trabalhar alguns temas em Quadrinhos. Esse fator pode ser uma "mão na roda" para o Professor/Educador que sinta necessidade de abordar temas sociais em sala de aula.

Com novas possibilidades, podemos destacar a coleção com o sujestivo nome de "Redescobrindo o Brasil" (Editora Brasiliense), com uma releitura descontraída dos principais Fatos Históricos envolvendo a História do Brasil. Em primeiro, "Da Colônia ao Império - Um Brasil para inglês ver e latifundiário nenhum botar defeito", um trabalho de Lilia Mortiz Schwarcz (Historiadora e Antropóloga) e Miguel Paiva (Cartunista e Diretor de Arte).

Capa da Edição de "Cai o Império - República Vou Ver"
Em seguida temos "Cai o Império - República vou ver", um trabalho de Angeli (Cartunista) e, novamente, Lilia Mortiz Schwarcz (Historiadora e Antropóloga), agora discutindo a Proclamação da República e outros temas, ainda relevântes na Sociedade brasileira, como racismo, violência e o famoso "jeitinho brasileiro".

Um comentário:

  1. Concordo com que se publique mais histórias em Quadrinhos falando sobre o Brasil, desde a descoberta até os dias atuais, mas sem parcialidade ou ideologia, contar como realmente aconteceu, e não aos pedaços, picados e escondendo fatos!!!

    ResponderExcluir

Bloco Anuncio